terça-feira, 10 de janeiro de 2012

     Existem muitos cães e gatos precisando de um lar. Você realmente está disposto a adotar um bichinho? Então, preste a atenção nos cuidados que você deve ter antes de levá-lo para casa.

1. Reflita
        
        Você tem tempo, dinheiro e espaço para aumentar a família? Lembre-se que filhotes são arteiros e bagunceiros e os velhinhos precisam ir ao veterinário mais vezes.

2. Leve ao veterinário

      Os filhotes costumam colecionar pulgas e vermes, mesmo nascendo dentro de casa. O primeiro grupo de parasitas é tratado com antipulgas de uso externo e o segundo, com vermífugo em gotas ou em comprimidos.

3. Vacine o bichinho
      Gatinhos devem tomar a primeira dose da quádrupla aos 45 dias e outras duas doses com intervalos mensais e a antirrábica. Para os cachorrinhos, a vacina correspondente é a déctupla (ou V10) e a antirrábica.  Ambas precisam ser tomadas anualmente.
4. Coloque tela no portão e nas grades
      Bichanos que vão para a rua correm o risco de morrer envenenados por um vizinho, de parar sob a roda de um carro, de brigar com outros animais, de pegar doenças graves. Telar as janelas é um ato de amor.

5. Castre o bichinho
       A cirurgia ajuda a amenizar problemas comportamentais, evita o estresse causado pelo cio e as demarcações de território, diminui o risco de infecções uterinas e o aparecimento de tumores. Por tudo isso, a operação ainda aumenta a expectativa de vida do seu bicho de estimação. E não precisa esperar até que ele entre no cio para fazer a cirurgia de castração: a partir dos três meses, já é possível operar sem oferecer riscos ao animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário